Todos os anos é realizado um concurso para escolher o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2019. E para 2019 não foi diferente! Em março havia sido divulgado o edital pela CNBB para o concurso que iria escolher o Cartaz da CF 2019.
De acordo com o edital, o cartaz precisava expressar a mensagem da Campanha da Fraternidade 2019, cujo o seu objetivo principal é estimular a participação em políticas públicas, à luz das palavras de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum entre a populção.
E depois de analisar todos os cartazes participantes do concurso, o cartaz escolhido foi o realizado pelo Padre Erivaldo Dantas. Que elaborou um cartaz que apresentava todos os requisitos exigidos pelo edital do concurso da CNBB, “O cartaz visa ser a imagem que norteará o desejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades”.
Segundo o Padre Everaldo, o cartaz busca expressar diversas questões relacionadas á educação, saúde, meio-ambiente e desenvolvimento. “Levando em consideração que a temática das políticas públicas é bastante ampla e que dizem respeito a toda a sociedade, não se pode falar de políticas públicas sem levar em consideração tais aspectos. Por isso busquei de alguma forma, representar por meio de silhuetas, a presença de algumas destas categorias que considero fundamentais para a discussão das políticas públicas”.
“Fiquei bastante contente e muito agradecido com a escolha, uma honra poder colaborar com a Igreja em uma das suas maiores campanhas no Brasil, a Campanha da Fraternidade”, finalizou o Padre Everaldo.
Cartaz da Campanha da Fraternidade 2019 – CF 2019

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2019
Foto: Portal Kairós
Achei muito bonito o cartaz e penso que o autor quis englobar todas as possíveis atividades de políticas públicas, porém, como agente de segurança, não consegui vislumbrar, de imediato, este tema. Isso não diminui em nada o forte significado de fortalecer as políticas públicas em relação à educação, meio-ambiente, esporte e cultura, idoso, família e saúde, pois fortalecendo-as combateremos a violência de forma eficaz e não teremos medidas paliativas em relação à segurança.
Parabéns pela escolha do tema! O cartaz é muito significativo.
Acho, é minha opinião como cidadão, que o cartaz e tema da CF-2019, são oportunos para o momento político confuso, que o país atravessa. Está de parabéns a CNBB e a Igreja Católica Apostólica Romana, por suas iniciativas.
Como cidadão e cristão católico, gostaria de que a CF-2019, desse muita atenção também, a questão da conscientização das pessoas e autoridades, responsáveis pelas instituições de fiscalização e controle, na União, DF, Estados e Municípios, em benefício do povo, que é o verdadeiro detentor do poder constitucional e patrão de todos.
Não devemos esquecer que, da falta, da omissão, da leniência, etc, de uma Fiscalização e Controle do racional, correto e ético do planejamento, execução, aplicação dos recursos públicos e, da fiscalização e controle, da conformidade, da qualidade e segurança das obras públicas e da boa funcionalidade dos serviços públicos para satisfação do povo é, que desmoralizando a importância das Políticas Públicas, para o bem-estar comum.
Também, são desses desvios de conduta e dessas negligências, ao que determina a Constituição Federal para proteção dos recursos públicos, que nasce e se cria os corruptores, os corruptos, os sonegadores e, a corrupção e a sonegação criminosa, protegidas pela impunidade e injustiça.
Gostaria de uma explicação melhor do cartaz para eu poder conversar sobre ele na minha sala de catequese.